Casa AL
Localização:
Canela, Rio Grande do Sul
Ano:
2023
Área construída:
410,29 m²
Projeto arquitetônico:
Studio Bloco Arquitetura
Interiores:
Studio Bloco Arquitetura
Paisagismo:
Studio Bloco Arquitetura
Engenharia:
DF Engenharia
Execução:
Guilherme Scaini
Imagens:
Roberta Gewehr
Para os clientes, a Casa AL simboliza uma mudança de ares. A família composta pelo casal e dois filhos decidiu se mudar da vida agitada da capital Porto Alegre para residir em Canela, cidade do interior localizada na Serra Gaúcha.
Em um breve olhar, de frente a casa aparenta ser térrea, com uma cobertura metálica que cobre os veículos e avança sobre a varanda posterior. Combinado com o ripado vazado que delimita o abrigo dos carros, este elemento se contrapõe ao peso do volume de concreto aparente opaco.
Como o terreno possui um declive de 4,5m, o programa foi resolvido de maneira atípica dentro da produção do escritório. O acesso à casa acontece pelo pavimento superior, onde ficou situada a área íntima da residência, contando com o hall e as quatro suítes (de hóspedes, das crianças e, ao fundo, com a melhor orientação e visuais, a do casal).
Um passeio pela copa das árvores através da circulação vertical interna torna o percurso do acesso até a área social mais interessante, uma vez que este trajeto conta com uma distância maior do que o convencional. Além do ganho estético, a estratégia inunda o térreo de iluminação natural e permite a ventilação cruzada neste pavimento.
O ambiente voltado ao uso social é composto por cozinha, jantar e estar, sendo este último ambiente integrado com sala de TV, quando desejado, ampliando a capacidade de espaço nos dias de receber família e amigos.
A varanda, plenamente comunicada com o espaço interno, é resguardada pelo balanço do volume superior e permite a contemplação da área natural do condomínio, com vistas orientadas para um lago, buscando o ritmo desacelerado desejado pela família neste novo momento da vida.
Em termos de materialidade, o invólucro dita o tom das escolhas para o mobiliário interno. Para complementar os revestimentos de pedra Miracema irregular e o concreto aparente, o assolhado de madeira natural é continuidade dos fechamentos das janelas, e a tonalidade se repete no couro dos estofados em combinação com tonalidades neutras, deixando o protagonismo sobretudo ao verde do entorno, que invade os ambientes através das aberturas.