Edifício Varandas
Localização:
Gramado, Rio Grande do Sul
Ano:
2020
Área construída:
582,71 m²
Projeto arquitetônico:
Studio Bloco Arquitetura
Paisagismo:
Estação das Flores
Engenharia:
DF Engenharia
Imagens:
Marcelo Donadussi
Situado no bairro da Várzea Grande, o Varandas é uma “cara nova” em meio aos tradicionais edifícios em estilo colonial da cidade de Gramado na serra Gaúcha. Por estar mais afastado do centro da cidade, o controle da legislação sobre a forma da construção foi mais brando, o que permitiu uma maior liberdade no projeto. Todavia, se não as normas restritivas que direcionaram o projeto, o desafio veio através do desejo de desenvolver um prédio enxuto, sem excessos, mas com uma identidade visual distinta.
O morador acessa a garagem sob uma pérgola coberta por vegetações pendentes, um pedacinho de natureza garantido ao seu percurso do dia a dia. As seis unidades foram distribuídas em três pavimentos de apartamentos arranjados no sentido frente e fundos, com exceção do térreo posterior, que teve sua dimensão reduzida para que fosse acomodado um espaço gourmet disponível para uso condominial, equipado com churrasqueira, pia e frigobar. Todas as unidades possuem dois dormitórios, exceto o térreo posterior, que conta com um quarto único.
O desalinhamento dos beirais garante um certo movimento na fachada, criando assim o componente principal de personalidade para o projeto. A entrada de pedestres, acessível por um caminho lateral, deixa a frente limpa de elementos díspares no desenho, que seriam uma obstrução à homogeneidade dinâmica que é identidade do edifício. A madeira e o revestimento que traz a naturalidade da pedra contrastam com as empenas e esquadrias brancas, e o verde nas floreiras dá o toque final que amarra toda a paleta.