FitFish
Localização:
Novo Hamburgo
Ano:
2019
Área:
117,4 m²
Interiores:
Studio Bloco Arquitetura
Paisagismo:
Verde Arte
Imagens:
Marcelo Donadussi
A necessidade contemporânea de nos reconectarmos ao que é essencial e à natureza foi a principal diretriz deste projeto, um lugar onde é possível diminuir o ritmo acelerado da vida citadina, mesmo que por um curto espaço de tempo, com o objetivo de aproveitar o momento, tirar um tempo pra si, para apreciar uma boa gastronomia, saborear uma refeição sem pressa e melhorar assim a qualidade de vida de quem desfruta do local.
O restaurante localiza-se numa avenida movimentada da cidade de Novo Hamburgo/RS, com grande fluxo de pedestres, bom volume de comércio local e um espaço propício para a prática de exercícios ao ar livre. Voltado para um público atento à alimentação saudável, o local serve pokes e pratos da culinária japonesa. (havaiana e japonesa )
Através de uma proposta de diversidade culinária, criamos um ambiente intimista que propõe uma interação com a natureza e com elementos em seu estado original. O uso de pedra, rocha que reveste a varanda que antecede o acesso ao restaurante, é a mesma encontrada nos dois pavimentos interiores.
Já a madeira encontrada no forro, forma uma espécie de malha que reveste toda a área do restaurante reforçando e sendo peça fundamental no caráter natural do espaço.
A vegetação de caráter tropical, que tem uma jabuticabeira como protagonista, inicia nas floreiras do deck e segue para a área interna na forma de um jardim vertical localizado na sua parte frontal, trazendo uma conexão visual entre os três espaços de refeição: a varanda externa, mais despojada, que abriga 15 pessoas; o térreo, com capacidade para 22 pessoas; e o maior deles, no pavimento superior, com 26 lugares. Estas três áreas de alimentação são conectadas pelos mesmos elementos, porém, geram experiências sensoriais distintas com cada ambiente, além de percepções distintas do espaço público, sendo que cada uma delas possui um ângulo de visão único.
A parte técnica do restaurante – caixa, preparo, cozinha e lavabo - foi implantada em linha, reduzindo assim sua ocupação e priorizando a área de mesas. O mesmo balcão que serve para o preparo das refeições pelos sushimen, serve também para o caixa e cria-se uma unidade visual, reforçada por um painel retro-iluminado instalado na parte inferior do balcão.