Casa R2
Localização:
Xangri-lá, Rio Grande do Sul
Ano:
2019
Área construída:
180 m²
Projeto arquitetônico:
Studio Bloco Arquitetura
Interiores:
Studio Bloco Arquitetura
Paisagismo:
Studio Bloco Arquitetura
Execução:
BAH Incorporadora
Imagens:
Marcelo Donadussi
A Casa R2 está localizada em um condomínio fechado na cidade de Xangri-lá no litoral norte gaúcho. Sua implantação em um terreno com dimensões 12x30m foi norteada pelos condicionantes legais e pelo programa de necessidades. Programa este, que exigia uma extensa ocupação do lote para que a casa se abrisse para o seu interior. A casa dialoga com o viver contemporâneo, onde o simples e a conexão com o que é natural se faz necessário cotidianamente. Principalmente em uma casa de praia, onde o estar despojado e descomplicado se torna uma necessidade básica.
Na fachada principal, as texturas escolhidas para o projeto se apresentam na sua forma natural: pedra, concreto aparente, madeira e a pureza do branco para contrastar. O brise de madeira encaixado no volume que se sobressai protege as duas suítes do sol poente.
O acesso da casa se dá a partir do abrigo de veículos coberto por um pergolado de madeira, onde uma passarela direciona o usuário até a área posterior da residência, permitindo que ela seja descoberta ao longo do percurso. Chega-se na área social integrada que é orientada para leste e onde o sol incide apenas na parte da manhã. A área se abre tanto para o pátio interno, como para os fundos do terreno, onde um caminho de pedestres leva ao lago que serpenteia o condomínio. volumes demarcam a esquina: uma caixa de madeira implantada dentro de outra caixa de concreto aparente demarcam a área social.
O Na circulação que conduz à área íntima, tem-se de um lado, as portas camufladas no painel de MDF e de outro, a vegetação do pátio interno. Na porção intermediária da casa, dois outros dormitórios dividem um banheiro. A paleta interna em tons neutros - com destaque para o painel amadeirado da circulação - aliada ao caráter tropical do paisagismo externo que inclui árvores frutíferas como acerola e romã, criam a cara despretensiosa, confortável e descontraída dos ambientes e um jeito essencialmente simples de habitar.