Casa Brisa
Localização:
Xangri-lá, Rio Grande do Sul
Ano:
2022
Área construída:
264 m²
Projeto arquitetônico:
Studio Bloco Arquitetura
Interiores:
Studio Bloco Arquitetura
Paisagismo:
Studio Bloco Arquitetura
Engenharia:
DF Engenharia
Execução:
BAH Incorporadora
Imagens:
Marcelo Donadussi
A Casa Brisa foi projetada para ser uma casa de veraneio na praia de Xangri-lá, no litoral gaúcho, em um condomínio fechado. De formato trapezoidal, o terreno se comunica, nos fundos, com a área comum do condomínio que conta com um lago central, gerando privilegiada visual para o projeto.
Partindo da premissa de voltar as aberturas para essa vista, a fachada frontal se apresenta de maneira reservada, em que o muro de concreto aparente delimita o abrigo de veículos e conforma o jardim interno que encaminha o visitante ao interior da casa.
A área social foi projetada de forma linear e paralela à varanda dos fundos, abrigando estar, jantar e cozinha. Com isso, independentemente da atividade que os anfitriões estejam vivenciando, estão sempre em contato com a área externa. Para complementar o programa deste pavimento, a lavanderia, o lavabo e uma suíte de hóspedes estão contidas no volume madeirado que se avista na chegada ao terreno.
O segundo pavimento, recuado em relação à frente da casa, avança em direção aos fundos e funciona como cobertura da varanda contígua à piscina. O bloco de alvenaria contém outras três suítes, todas comunicadas à sacada com vista para o lago. Visando à linearidade desta fachada, os brises de madeira com abertura do tipo camarão compõem um nicho junto ao forro e revestimentos das empenas laterais.
A materialidade aplicada na subtração do volume superior é percebida também na pérgola do térreo que nasce na garagem, atravessa a área social e avança sobre a varanda, apresentando-se como elemento de destaque na volumetria construída.
Internamente, a materialidade encontrada é prioritariamente resultante das estratégias compositivas da arquitetura, como a parede de concreto aparente reguado, onde está a lareira e a televisão, o volume revestido por madeira e a própria pérgola. Para complementar, a escolha do mobiliário solto priorizou acabamentos de tonalidades claras e neutras.