top of page

Casa Búzios I

Localização:

Armação de Búzios, Rio De Janeiro

Ano: 

2022

Área construída:

373,91 m²

Projeto arquitetônico:

Studio Bloco Arquitetura

Interiores:

Studio Bloco Arquitetura

Engenharia: 

Tiago Foerster

Execução:

Oggetto Construções

Imagens:

Roberta Gewehr

A Casa Búzios foi concebida como uma confortável moradia que se volta para o pátio privado contíguo a um dos mais relevantes campos de golfe da América Latina. Em dois pavimentos, a residência abriga o programa convencional de uma família que lá reside, e proporciona hospedagem para amigos e familiares que escolhem a cidade como destino para as férias.

Alocada em cota mais baixa do que a rua do condomínio, a vista da fachada frontal da casa é percebida de maneira discreta, com privacidade garantida através do fechamento em madeira ripada. Duas lâminas verticais de pedra madeira branca definem os limites do térreo, que abriga toda a área social, plenamente integrada ao pátio, áreas de serviços e a suíte dos moradores.

Ao entrar na casa, desvenda-se a ampla conexão entre o espaço interno e a natureza. Uma árvore ocupa o hall e sua copa faz companhia a quem transita na escada.

Um grande painel de muxarabi, paralelo às esquadrias da varanda, delimita a zona de estar, jantar e gourmet e mimetiza o acesso à cozinha de serviços, lavabo, lavanderia e sauna.

No segundo pavimento, há quatro suítes voltadas ao fundo com visuais para o mar, além de espaços de convívio com um terraço e uma sala de TV.

O sistema construtivo misto, com estruturas metálicas e concreto armado, é revelado através das grandes pérgolas que conformam visualmente bandejas entre os pavimentos. A estratégia foi adotada também para garantir a desejada linguagem contemporânea junto ao telhado de quatro água em tijolo de barro, obrigatório por exigências municipais.

A materialidade adotada nos revestimentos e no mobiliário permeia todos os cômodos do projeto, garantindo o astral litorâneo e servindo como base para o acervo de mobiliário dos clientes, adquiridos ao longo da vida por todas suas andanças mundo afora.

O paisagismo que complementa a construção segue a cartilha definida pelo condomínio, que estabelece as espécies de vegetação permitidas visando à garantia da preservação do bioma local.