top of page

Casa CL

Localização:

Campo Bom, Rio Grande do Sul

Ano: 

2022

Área construída:

332,20 m²

Projeto arquitetônico:

Studio Bloco Arquitetura

Interiores:

Studio Bloco Arquitetura

Paisagismo: 

Studio Bloco Arquitetura

Imagens e vídeo:

Roberta Gewehr

A Casa CL, construída em um terreno em aclive na cidade de Campo Bom, Rio Grande do Sul, é uma morada térrea de esquina, que teve seu programa distribuído entre dois blocos, alinhados com as laterais do lote e separados pelo acesso de pedestres.

A entrada de pedestres envolve o visitante por seu caminho entre o paisagismo, enquanto sente no rosto a luz do sol filtrada pela pérgola. Da porta, pode-se seguir três caminhos. À direita, o morador adentra o volume íntimo, e à esquerda, a área social e de serviços. Em frente, há um acesso direto até a varanda e a área da piscina, o que permite a recepção de convidados para eventos e confraternizações sem a necessidade de circular pelo interior da residência.

O corredor da área íntima se abre para o pátio e piscina, enquanto os quartos são voltados para um pátio interno ajardinado, resguardado da rua pela vegetação e por um plano de cobogós brancos, que esculpe a fachada desse volume, controla a incidência de sol e gera privacidade ao setor. A suíte master possui a posição privilegiada do volume íntimo, localizada na sua extremidade, e comunica-se tanto com o pátio dos cobogós como com a área da piscina.

A área social se volta para a outra via, e engloba o plano integrado do estar, jantar e cozinha, que se abre para ambos os lados do volume. Do interior, as visuais são diversas – além de vistas à rua, o usuário também enxerga o acesso de pedestres e o próprio pátio da piscina. Por uma circulação onde foi posicionado o lavabo, o plano se comunica com a garagem, espaço gourmet e varanda. Contígua à garagem, se posiciona o setor de serviços com lavanderia e dois banheiros.

No interior do terreno, a varanda, o deck e a piscina compõem um amplo espaço de lazer, rodeado de plantas tropicais que trazem um pedaço de natureza para dentro de casa. Mais além, foi construído um volume adicional, com depósito e um estúdio de música reservado, para o morador com aquela veia artística se concentrar em suas composições.

Em geral, a tonalidade da casa é clara, e mescla acabamentos como pedra portuguesa, cobogós e pintura. Os tons quentes estão presentes no mobiliário, em pisos e nos revestimentos de madeira.